terça-feira, 12 de janeiro de 2010

10 itens que matam a produtividade diária



Reuniões, e-mails para responder, acúmulo de tarefas, cansaço. Tudo isso pode fazer com que você gaste mais tempo do que deveria em suas atividades.

Um planejamento semanal bem elaborado pode cair por terra quando as atividades diárias pré-estabelecidas são deixadas de lado por motivos circunstanciais ou urgentes, que atrapalham a produtividade. Será que você tem passado por isso? Confira a lista abaixo e veja com quais itens você se identifica.

1 – E-mail – Ficar com o e-mail aberto faz o nível de interrupções ficar intolerável, aumenta a ansiedade e a sensação de atividades por fazer. Recomendo definir períodos para lidar com as suas mensagens sendo que no resto do tempo o caixa deve ficar fechada.

2 – Não ter clareza sobre o que fazer – O que você precisa fazer primeiro? Você sabe pelo menos 80% do que deve ser feito hoje? Se não souber responder a essas perguntas, com certeza vai se perder em tarefas circunstanciais.

3 – Estou em Reunião – Uma pesquisa feita pela Triad Consulting, empresa dá qual sou diretor, demonstra que 1/3 das reuniões podem ser canceladas. Então: dieta de reuniões já! Quanto menos, melhor. Se tiver de fazer, seja objetivo, defina pontos de discussão e faça durar no máximo 2 horas.

4 – Redes Sociais – Você usa twitter, facebook, orkut, etc? Controle a ansiedade de ficar conectado a essas redes. Utilize eventuais intervalos no dia ou o horário de almoço para se atualizar.

5 – Falta de energia – Você está cansado, sem pique e não consegue se concentrar? A falta de “energia” rouba muitas horas do dia e faz a pessoa “surfar” em atividades circunstanciais. Tenha hobbies, procure um médico, tome um multi-vitamínico, alimente-se em horários regulares, faça sexo (com freqüência).

6 – Falta de foco – Começa uma atividade e em pouco tempo salta para outra tarefas? Se a atividade for grande, quebre em pequenas atividades, feche qualquer outro software que não esteja usando, coloque o celular no silencioso e, se funcionar para você, ouça música.

7 – Navegador cheio de favoritos – Você abre seu browser para ir em um site, esbarra na lista de favoritos e começa a surfar por outros portais? Instale um novo navegador (sugiro o Safari) e não importe os seus favoritos. No novo browser, com a lista de favoritos zerada, você perde a tentação de ficar navegando à toa.

8 – Messenger, Wave, GTalk, etc – A regra é simples: está ocupado? Fique com status invisível ou offline. Está tranquilo? Fique ausente ou ocupado. Está com tempo para conversar? Fique disponível.

9 – Interrupções – Se muita gente interrompe você, pode ser porque sua comunicação não anda muito adequada. Faça uma revisão de como redige os emails, concede informações e delega atividades.

10 – Tarefas imprevistas, convites inesperados e favores – Que tal falar NÃO de forma concreta (baseado em planejamento X disponibilidade)? Se muitas tarefas imprevistas surgem na sua rotina, é possível que o nível de planejamento não esteja adequado. Repare em quais dias da semana você tem mais imprevistos e utilize isso a seu favor.

Por Christian Barbosa (Especialista em administração de tempo e produtividade, é fundador da Triad PS, empresa multinacional especializada em programas e consultoria na área de produtividade, colaboração e administração do tempo. É Autor dos livros “A Tríade do Tempo", "Você, Dona do Seu Tempo”, “Estou em Reunião” e co-autor de “Mais Tempo, Mais Dinheiro”).

HSM Online
16/11/2009

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Liderança Sem Fronteiras

Liderança Sem Fronteiras
By Joseph Straw / Versão em Português Marconi & Associados

Enquanto o mundo dos negócios devora o trabalho do autor Malcolm Gladwell e aguarda sua próxima outlier "grandes", os líderes da nação de missão de segurança interna tem um novo chavão do seus próprios: "A liderança da meta." Uma meta-líder, de acordo com a criadores do conceito, exerce influência para além de sua autoridade e não o faz para a auto-promoção, mas para favorecer uma meta comum.

Embora tenha sempre sido grande meta-líderes, o conceito não entraram em foco e obter um nome após 9-11, quando um punhado de mentes superiores em gestão e políticas públicas observou um dos principais desafios da nova era: coordenar esforços entre as organizações e sectores em direção a objetivos comuns de preparação, resposta e recuperação.

Os ataques com antraz de 2001 tipificado esse desafio, pedindo uma resposta coordenada entre o FBI, E.U. Centers for Disease Control and Prevention (CDC), o Departamento de Saúde e Serviços Humanos, além do estado e parceiros locais. Leonard Marcus e Dr. Barry Dorn Nacional da Universidade de Harvard preparação Iniciativa para Liderança estavam assistindo.

"Percebemos que havia únicos exemplos de pessoas que foram capazes de ligar estrategicamente diferentes agências de construir uma ligação do esforço e do impacto do que eram capazes de realizar era muito diferente do que havíamos visto no passado", diz Marcus .

O casal, que trabalha com CDC Chefe de Estado-Maior Joe Henderson e coronel aposentado Dr. Isaac Ashkenazi, o cirurgião geral ex-Forças de Defesa de Israel, acabaria por definir a liderança-meta como a capacidade de fornecer "orientação, direção e dinâmica através das linhas organizacional "de tal forma que os esforços de diversas pessoas em diversas agências" se desenvolve em um curso comum de ação e comunhão de propósito. "

De acordo com Marcus e seus colegas, a meta-líder tem 10 características, entre elas as virtudes comuns de coragem e persistência, bem como traços como curiosidade, inteligência emocional, sensibilidade e vontade de culturas organizacionais.

Indo mais longe, eles oferecem as cinco dimensões de meta-liderança, sendo a primeira meta-mente do líder-se numa crise. A meta-líder fica de fora do que Marcus chama de "o porão" do cérebro, onde ele ou ela tem apenas as opções primordiais de "luta, fuga ou congelamento." Pelo contrário, meta-dirigentes da TAP sua maior caixa de ferramentas de pensamento e de função . Em segundo lugar, a meta-líder mantém a consciência situacional e terceiro, leva o seu silo "próprio".

Mas é no final de duas dimensões que a meta-líder destaca-se do tradicional top-down líder: Quarto, a meta-líder do "leva-up" de educar e informar francamente superiores que não podem ser objecto de peritos na matéria tema em questão. Em quinto lugar, eo mais importante, a meta-líder atravessa silos, facilitando a conectividade e exercer influência.

Quem é uma meta grande líder? Marcus pontos de Comandante da Guarda Costeira almirante Thad Allen, que logo após o furacão Katrina 2005 assumiu o comando da resposta furacão federal na região do Golfo.

"Ele teve que contratar um número de líderes políticos e outras agências para coordenar uma vasta gama de actividades, e ele era realmente bom sobre o alcance para fora, envolvente, ouvindo e tentando se certificar de que todos estavam estrategicamente mover na mesma direção. Foi realmente difícil ", diz Marcus.

Características mais importantes de Allen: a coragem, a franqueza com seus superiores, e curiosidade. "Ele perguntas realmente bom", diz Marcus. "Ele diria, 'Ok, esta é a informação que você me deu, mas o que está faltando?"

Marcus e seus pares estão a espalhar o evangelho de meta-liderança com a ajuda do CDC Fundação sem fins lucrativos, que tem patrocinado quase 20 Meta-Cúpulas liderança para preparação de todo o país.

Liderados pelos arquitetos do conceito, as cimeiras reunir os principais líderes de uma região a partir do governo, empresas e setores sem fins lucrativos. Eles não se concentrar tanto na prática individual de meta-liderança, como no seu estado final em que as regiões identificar as capacidades, recursos e necessidades, e depois compartilhar essas informações para maximizar a preparação.

Robert Maloney, diretor do escritório do prefeito de Baltimore de Gestão de Emergência, participou de uma das cúpulas. "Ao longo do dia, nós identificamos 'lacunas', 'dêem' e 'fica'. E nós tentamos casar com o" dá "e" fica "para preencher as lacunas", diz ele.

Grayson Gill, diretor administrativo sênior da CB Richard Ellis Asset Services em Dallas e também participa da Cúpula, ofereceu um exemplo de sua própria cidade. Planos de serviços mortuários na sequência de um acidente de massa evento chamado para a cidade para alugar trator-reboques frigoríficos. Em vez disso, um distribuidor de alimentos da cidade, com grande escala, na capacidade de refrigeração da casa ofereceu a cidade utilização das suas instalações, no caso de um desastre, diz Gill. Neste caso, as ações da distribuidora de alimentos de exemplificar meta-liderança, porque o negócio parecia fora de seu próprio sector para identificar a necessidade de outro que poderia satisfazer a avançar a causa da preparação.

Com esse caso, Gonçalves diz que meta-liderança poderia ser considerada "um manual de como fazer para parcerias público-privadas".