sexta-feira, 8 de maio de 2009

O que é sucesso para você?


Sucesso é uma palavra que acompanha todas as pessoas no seu dia-a-dia. No dicionário, o termo significa: aquilo que sucede; acontecimento; resultado; conclusão; êxito. É de admirar que hoje o sucesso ainda seja, para muitos, algo que causa estranheza, rejeição e dúvidas e que está associado apenas a dinheiro, poder, prestígio, visibilidade e badalação. Em contrapartida, para outros soa como exibicionismo – o que não deixa de ser natural em uma cultura em que grande parte dos pais educa seus filhos para serem humildes e modestos, com receio de que eles se tornem “exibidos”. Aqui surge outra palavra empregada erroneamente com freqüência: “humilde”. O erro está em associá-la a submissão, pobreza e inferioridade, e não ao verdadeiro conceito dela, que é o de ser autêntico, simples, sem pretensão, orgulho ou arrogância. Não fomos educados para pensar no sucesso. Será que nossos pais ou nossos professores nos ensinaram a utilizar os conhecimentos adquiridos em benefício próprio, para termos sucesso?
As pessoas têm associado o sucesso a gozar de harmonia familiar; de realização pessoal e/ou profissional; a ser reconhecido na vida particular e/ou no trabalho; a ter um lado espiritual sadio; a ser feliz (idéia que, por mais abrangente que seja, diz respeito a estar bem consigo mesmo e com as outras pessoas); a poder ajudar os outros; dar conforto e segurança à família; a atingir objetivos e metas ou “sonhos”; a ter estabilidade emocional, mental, física, financeira e/ou econômica; a fazer o que se gosta, com as pessoas queridas; e assim por diante. As associações do sucesso ao dinheiro e à fama também aparecem, mas cada vez menos.

Sucesso é tudo isso, e muito mais. Mas como alcançá-lo? Em rápidas palavras, digo que você deve identificar em um papel o que é o sucesso para você, quais sonhos, desejos, objetivos e metas você alimenta nas diferentes esferas da sua vida e, ainda, a forma prevista para conquistar os fatores que irão lhe trazer reconhecimento, resultados, êxito, etc. Não podemos esquecer os fracassos, que, na caminhada rumo ao sucesso, induzem à reflexão, fortalecem, dão sabedoria e, a partir disso, fornecem a perseverança necessária para que você não desista na primeira curva ou subida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário