quinta-feira, 27 de agosto de 2009

PAPO DE PROFESSOR

Fazendo uma pesquisa sobre a melhor forma de apresentação de uma palestra ou mesmo a apresentação de um projeto de uma empresa, que no caso pode ser a minha ou a sua empresa e, focando cada vez mais na qualidade e excelência de nossas palestras, para que nossos cursos também tenham cada vez mais qualidade, exponho abaixo de forma gratuita, 15 pontos que devem ser observado por todos.

Então: “O QUE FAZER PARA UMA EXCELENTE APRESENTAÇÃO”!

1. Não cometa erros de ortografia e concordância: Checar a escrita. Você não pode saber todas as formas de escrever. Use com mais frequência o dicionário. A propósito o trema não se usa mais. Tenha sempre esta preocupação! Por mais humilde que seja seu público!

2. Cuidado com as combinações das cores: As cores azul e verde são as mais difíceis de ler. Desconfie sempre de seu gosto. Você está mostrando algo para alguém. O seu público é que tem que gostar. Recentemente a Xuxa desentendeu-se com seu público no Twitter, pois sua ortografia e de sua filha não estavam condizentes, assim como, o tamanho da letra. Portanto, cuidado!

3. Use o estilo das fontes consistentemente: Não use mais do que três tipos de letras. Fazer uma mistura de tipos de letras é péssimo. Preocupe-se em olhar certos cartazes de propaganda. Percebam que alguns fazem uma mistura, outros não.

4. Não use uma fonte muito pequena: A não ser que você queira “sacanear” seu público.Cuidado! Não ultrapasse...leão solto!

5. Não insira fotos com distorções: Verificamos que as fotos quanto mais mexidas, mais inutilizadas ficam. Designers diminuem de tamanho as fotos que desejam trabalhar, jamais as ficam esticando para ocuparem, por exemplo, todo o tamanho do slide.

6. Esteja e apareça para a palestra realmente motivado: Recentemente vimos pela TV, uma propaganda de uma cervejaria, em que o palestrante perecia o cara mais doente e desmotivado possível e aí ...

7. Cuidado com o seu traje: Vista-se sempre sobriamente. Cuidado com imitações. O que é bom para fulano pode não ser bom para mim! Cuidado com o estilo “Agostinho”.

8. O conteúdo do slide não é para ser lido pelo palestrante: Não confunda o slide com uma página de um livro ou de uma apostila. Pior ainda é virar as costas para o público. Pior ainda é ler soletrando ou “gaguejando”.

9. Tenha sempre um plano B para ser usado: Pense sempre que a mídia é realizada através de um processo eletrônico...e, se este processo falhar. Você vai dizer com a maior cara de pau: “É hoje não teremos a nossa palestra porque o computador falhou”. O que seu público tem a ver com isso?

10. Sempre revise e pratique, treine a sua apresentação: Elabore possíveis perguntas que poderão ser feitas. Esteja preparado para receber perguntas “ridículas”. Elas acontecem.

11. Nunca chame atenção para seus erros: Muito cuidado com este aspecto. Em querendo ser agradável – em excesso – clareamos para a o público nossas próprias falhas. Não faça isso. Caso perceba a falha...engula seco. Continue o assunto.

12. Não use piadas: Você não é comediante. Comunicativo sim...comediante não. Piadas podem ofender. Nunca são bem vindas num ambiente que não lhe é totalmente conhecido. Cuidado com sua linguagem. Palavrões e gírias devem ser muito bem colocados. Se não souber usá-los não use! Não procure ser engraçadinho.

13. Nunca use animações doidas: Não invente coisas que parecem maluquices. Procure sempre um ponto de equilíbrio, caso tenha que usar animações. O Power Point possibilita tais recursos. Porém, tenha sempre muito cuidado quando for usar ou pensar em usar esses recursos. Você está fazendo para os outros...lembre-se!

14. Quando tiver que usar um desenho ou imagem, não use o clip art: Ao usar este recurso, você está passando para seu público que não teve o cuidado em buscar coisas de melhor qualidade.

15. Procure estar sempre usando um softwares atualizado: Para não ter que falar aos ouvintes que: “Sabe gente este programa é de...tal ano”. Desculpa esfarrapadas só demonstram a sua desatualização ou imperícia no uso do mais atualizado. Você está falando de um assunto extremamente atual e usando um programa antigo. Isso é um contra-senso.

OBSERVAÇÃO FINAL: Solicite ajuda...sempre!

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Fotos TEPEX III




Caros Alunos especialistas da Turma TEPEX III. Segue abaixo o link das fotos da turma de vocês:



FOTOS TURMA TEPEX III






SELVAAAAAAAAAAA!!!