quinta-feira, 21 de maio de 2009

VOCÊ quer (MESMO) ser um LÍDER EFICAZ?


Nenhum tema simboliza melhor a necessidade de um novo paradigma para a Administração do que o velho e surrado conceito sobre Liderança. A maioria dos livros, cursos e palestras sobre esse tema ainda enfatiza atributos para uma realidade empresarial que já não existe mais. Por exemplo, ainda enaltecem as habilidades requeridas do líder para que obtenha resultados com seus subordinados. E restrigem o escopo da liderança ao âmbito interno da empresa à qual o suposto líder pertence. Nada mais inapropriado nos dias de hoje. Afinal de contas, liderar subordinados é a parte mais fácil e simples das tarefas de um líder. E, cada vez mais no futuro, o exercício da liderança que produz resultados estará localizado fora das paredes das empresas. (blo do coach em 06/05.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

O que é sucesso para você?


Sucesso é uma palavra que acompanha todas as pessoas no seu dia-a-dia. No dicionário, o termo significa: aquilo que sucede; acontecimento; resultado; conclusão; êxito. É de admirar que hoje o sucesso ainda seja, para muitos, algo que causa estranheza, rejeição e dúvidas e que está associado apenas a dinheiro, poder, prestígio, visibilidade e badalação. Em contrapartida, para outros soa como exibicionismo – o que não deixa de ser natural em uma cultura em que grande parte dos pais educa seus filhos para serem humildes e modestos, com receio de que eles se tornem “exibidos”. Aqui surge outra palavra empregada erroneamente com freqüência: “humilde”. O erro está em associá-la a submissão, pobreza e inferioridade, e não ao verdadeiro conceito dela, que é o de ser autêntico, simples, sem pretensão, orgulho ou arrogância. Não fomos educados para pensar no sucesso. Será que nossos pais ou nossos professores nos ensinaram a utilizar os conhecimentos adquiridos em benefício próprio, para termos sucesso?
As pessoas têm associado o sucesso a gozar de harmonia familiar; de realização pessoal e/ou profissional; a ser reconhecido na vida particular e/ou no trabalho; a ter um lado espiritual sadio; a ser feliz (idéia que, por mais abrangente que seja, diz respeito a estar bem consigo mesmo e com as outras pessoas); a poder ajudar os outros; dar conforto e segurança à família; a atingir objetivos e metas ou “sonhos”; a ter estabilidade emocional, mental, física, financeira e/ou econômica; a fazer o que se gosta, com as pessoas queridas; e assim por diante. As associações do sucesso ao dinheiro e à fama também aparecem, mas cada vez menos.

Sucesso é tudo isso, e muito mais. Mas como alcançá-lo? Em rápidas palavras, digo que você deve identificar em um papel o que é o sucesso para você, quais sonhos, desejos, objetivos e metas você alimenta nas diferentes esferas da sua vida e, ainda, a forma prevista para conquistar os fatores que irão lhe trazer reconhecimento, resultados, êxito, etc. Não podemos esquecer os fracassos, que, na caminhada rumo ao sucesso, induzem à reflexão, fortalecem, dão sabedoria e, a partir disso, fornecem a perseverança necessária para que você não desista na primeira curva ou subida.